Escolhas

Editora: Qualis
Autor: Cristina Valori
Páginas: 254
Ano de publicação: 2015

Nota: 5



Sinopse: Quem determina o que é certo ou errado? Como saber qual caminho seguir? O que nos garante a certeza de ter feito a escolha correta? Será que a razão deve prevalecer ou seguir o coração é sempre o melhor? Você conseguiria viver sabendo que as suas decisões podem mudar tudo? Por que o destino as vezes nos testa? Para Fabiana nada poderia mudar a sua história. Ela sempre teve esta certeza, até que a vida provou que nem sempre é fácil decidir qual rumo tomar. Que o seu coração é quem comanda e a guiará para a decisão correta. Em um sábado como outro qualquer, Fabiana se vê diante de uma situação que mudará a sua estrutura, deixando-a com dúvidas sobre a sua, perfeita, vida. Ela será obrigada a fazer a sua escolha, quando o destino exige uma decisão. Como não se entregar ao verdadeiro amor? Como viver sem se sentir culpada? E por quê? Porque ela estava sendo testada daquela forma? Essas e outras perguntas começaram a fazer parte do seu dia a dia, desde o momento que resolveu seguir os seus sentimentos. E você? Faria o que? Seguiria o seu coração?



Minha Opinião: Quando conheci Cristina Valori em um evento literário, a partir do momento em que ela começou a falar sobre escolhas, eu simplesmente me apaixonei e disse a mim mesma que NECESSITAVA ler aquele livro.
   
 Escolhas conta a história de Fabiana, uma jovem de 30 anos, casada e com dois filhos.
 Casada a 11 anos, Fabiana leva uma vida estável e feliz, tudo parece normal e no lugar, até o dia em que ela decide fazer uma tatuagem e sua vida começa a mudar.
 Fabiana, acompanhada de seu marido (que não gosta de tatuagens, mas que respeitou a decisão de sua mulher) e seus chegam ao estúdio de tatuagens, porém, não haveria tempo de atender os três no mesmo dia, o que deixou Fabiana inquieta, afinal, ela estava decidida de que queria ser tatuada naquele dia, o tatuador resolveu ajudar, indicou seu colega e sócio para realizar o trabalho. Insegura de fazer sua tatuagem com alguém desconhecido, Fabiana pensa a respeita, sente-se um pouco relutante, mas decide dar uma chance e conhecer Gustavo (o tatuador).
 E é nesse momento em que as coisas começam a mudar..
" - Fabiana? - foi só isso, mais nada. Só precisou da sua voz, para fazer o meu coração acelerar, minhas pernas fraquejarem, e borboletas, que há muito tempo estavam adormecidas, se agitarem."



 Os olhares dos dois se encontram e naquele momento, ambos não sabem descrever o que está acontecendo. 
  Fabiana começa a fazer sua tatuagem, mas Gustavo pede para que ela volte para uma segunda sessão para finalizar, e sem pensar duas vezes, Fabiana diz que sim, pois ela decide precisa de mais, precisava descobrir as respostas para aquela sensação que aflorou em sei peito.


 Retornando no dia previsto, Fabiana está aflita e planeja fazer várias perguntas para Gustavo, afim de conhecer mais sobre ele e buscar as respostas que tanto procura. 
 A conversa entre os dois foi o suficiente para aumentar aquela sensação de amor à primeira vista, que ela tanto temia, afinal, Fabi logo percebe que seus sentimentos são correspondidos e isso a deixa extremamente feliz.
   
 A partir desse momento, os questionamentos sobre a vida começam. Será que Fabiana era realmente feliz? Será que Fabiana sabia o que era o amor? O que era aquele sentimento que crescia cada dia mais? Por que Gustavo mexia tanto com ela? Quem determina o que é certo pu errado? Qual caminho ela deveria seguir? 
 No início, Fabi mesmo confusa, reluta  em pensar em Gustavo e um possível envolvimento entre os dois, coloca em sua cabeça que está feliz com a vida que tem e que não é certo cogitar a hipótese de ir atrás de Gustavo...

"Mas infelizmente, ou felizmente, a vida dá voltas e coloca obstáculos que cabe a nós passarmos ou desviarmos. Será que durante o meu caminho me desviei ou optei pelo errado? Hoje, depois de tanto tempo, tenho certeza que fiz a escolha certa..."

 Ela tentou, e como tentou.. mas seus sentimentos por Gustavam foram mais fortes.
 Quando Fabi finalmente está disposta a viver o seu grande amor e abrir mão de seu casamento, mais uma vez sua vida dá uma reviravolta, e abala a si e a toda sua família fazendo com que ela e Gustavo tenham de adiar a chance e o desejo de viver esse grande amor.

 Escolhas nos faz refletir sobre a vida, sobre o destino, em como as coisas acontecem quando nós menos esperamos e em como uma decisão pode mudar totalmente a nossa vida.

 Narrado em primeira pessoa, Escolhas nos apresenta uma escrita simples, porém, muito envolvente. Com capítulos com a visão de Fabi, de seu marido e de Gustavo sobre a história. Ao término de cada capítulo, Cristina nos apresenta a letra de uma música, e isso faz com que tudo fique mais real e isso nos deixa mais envolvidos na história. 
 As músicas são lindas, Cristina Valori soube escolher a dedo a playlist de Escolhas. 
A capa do livro é linda, umas das minhas preferidas e a diagramação é bem feita.


"Você nunca vai me esquecer. Sabe como sei? Porque todas as vezes que olhar para a sua tatuagem, vai lembrar-se de mim. Eu te marquei para o reto da sua vida e da minha."




O livro superou as minhas expectativas (que já eram grandes) e foi extremamente envolvente, iniciei a leitura e quando percebi, havia devorado o livro em poucas horas.
Eu queria falar muito mais do que escrevi aqui para vocês, por isso foi muito difícil começar a escrever sobre Escolhas, todas as vezes que eu começava a fazer a resenha, eu acabava dando spoilers, o que não minha opinião não é legal.
Eu indico a leitura e já aviso, preparem seus lencinhos, pois Escolhas é simplesmente magnífico.


Como citei, Cristina Valori citou uma música ao término de cada capítulo, e eu criei uma Playlist com as músicas. Confiram e se apaixonem:






Confira o Book Trailer de Escolhas: 



Conheça mais sobre Cristina Valori:

 Cristina Lucio Valori, nasceu e cresceu em São Paulo. Formada em Administração, estudante do curso de Letras, tem 38 anos, casada, mãe de dois filhos, Guilherme e Marina.
 Além da família, seu bem mais precioso,  música, shows e principalmente os livros fazem parte da sua rotina.
 Apaixonada por leitura, acabou se encantando pela escrita. O resultado desse romance é o livro Escolhas, lançado pela Editora Qualis.
 Ganhadora do primeiro concurso literário realizado pela campanha "Eu Leio Brasil", com a crônica O que é o amor?





2 Comentários

  1. Bom, a princípio não curti muito a história do livro, afinal sou casada, e procuro ler algo com o que me identifico. Esses temas de se apaixonar por outro enquanto está casada não é muito meu forte nem algo que apoio e logo não leria o livro.
    Mas sua resenha me fez ficar curiosa, afinal há um capítulo narrado sob a perspectiva do marido e gostaria de saber como a autora abordou a 3° pessoa da história.
    Valeu pela dica :D
    Acompanho sempre o blog, está lindo e cheio de novidades!!

    Abraço,
    Biblioteca do Coração ❤

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fê!

    O livro parecer ser muito bom, mas não me chamou a atenção. Não acredito em amor à primeira vista, em luxúria sim, mas amor não. É necessário conhecer bem a pessoa para amá-la de verdade, na minha opinião pelo menos.

    Mas o fato de lidar com situações que hoje em dia sempre ouvimos falar é muito interessante. Porque os relacionamentos (entre família, amantes ou amigos) são sempre complexos e necessitam de uma manutenção de tempos em tempos.

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir