Proibido

Editora: Valentina
Autor: Tabitha Suzuma
Páginas: 304
Ano de publicação: 2014
Nota: 5



Sinopse: Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.
Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.

Eles são irmão e irmã.

Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.


"Você pode fechar os olhos para o que você não quer ver, mas você não pode fechar seu coração para o que você não quer sentir."




Minha Opinião: Realizar a resenha de Proibido é uma das coisas mais difíceis a serem realizadas, pois é um livro que aborda um grande tabu, um assunto muito difícil de ser abordado, sem contar que é quase impossível falar de Proibido sem dar spoilers.
   Proibido é um livro extremamente profundo e sentimental, que transmite mensagens importantes, porém, que são difíceis de serem transmitidas e de repassar qualquer tipo de opinião.

   A narrativa de Proibido é intercalada entre os dois protagonistas, os irmãos Maya e Lochan. Narrativas assim são muito bem elaboradas para a compreensão do leitor, pois transmite o sentimento de cada um em relação ao que se passa ao seu redor.
  O que mais me chamou a atenção nessa história, foi o comportamento dos irmãos em meio a uma família problemática e catastrófica.


  A família é composta por cinco irmãos, Lochan, Maya, Kit, Willa e Tiffin e a mãe. 
  Um pai que abandonou o lar, uma mãe irresponsável que está cada vez mais ausente, largando suas responsabilidades para Lochan e Maya, os filhos mais velhos. Uma família que pouco a pouco caminha para o caos. Como se não bastasse o desleixo da mãe com seus filhos, tem Kit, o irmão adolescente e rebelde, que faz de tudo para implicar com Lochan e suas atitudes.

 Lochan, um rapaz muito inteligente que faz o possível e o impossível para resolver os problemas de sua família e ajudar dentro de casa, cuidando da mesma e de seus irmãos. Lochan não é o mesmo fora de casa...
 ... na escola, Lochan é completamente reservado e evita qualquer tipo de conversa com seus colegas e professores, até mesmo o mais simples diálogo. Devido a sua timidez e seu jeito de ser, é tachado como "problemático" e excluído.
  Maya, é completamente o oposto de seu irmão Lochan. Uma garota linda que chama a atenção por onde passa, tem diversos amigos e uma vida social ótima.
 Quando iniciei a leitura de Proibido, eu achava que simplesmente o relacionamento entre os dois irmãos acontecia repentinamente, mas eu estava enganada e os primeiros capítulos do livro são primordiais para esclarecer como tudo aconteceu e quando isso começou.

 Tabitha soube prender o leitor com seu enredo, além de o fazer refletir em relação a vida, as escolhas, o amor, o que é certo e o que é errado, paciência, tensão e o perdão.
 Os irmãos sabem que não é certo nutrir um relacionamento que não seja o fraternal entre eles, e passam um bom tempo negando a eles mesmo esse sentimento, tentando esconder, porém, como dizem por ai "podemos enganar os outros mas não a nós mesmos" e é assim com Lochan e Maya.
 Um amor impossível perante a tudo e a todos, comovente, triste e que afeta a todos ao seu redor. Proibido é um livro encantador e extremamente bem escrito.





 Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa? O que é certo? O que é errado?



2 Comentários

  1. Sou completamente fã desse livro ♥
    Amei mais que chocolate e o que chorei dava pra tomar de água uma semana :'(
    Uma história linda e triste que me deixou engasgada no final...
    Adorei a resenha.
    Beijos

    http://bibliotecadocoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda!!
    Ainda não consegui ler esse livro!!
    Vejo todo mundo falando super bem e talz mas ainda não comprei.
    Gosto de temas polêmicos em livros,que dão ótimos debates.Tenho certeza que vou gostar.
    Ah mas sua resenha ficou ótima,não deu spoilers!!E pelo que você disse realmente deve ser bem difícil falar alguma coisa sem dar spoiler kkkkkkkk
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir