A Lista Negra
 

Editora: Gutenberg
Autor: Jennifer Brown
Páginas: 272
Ano de publicação: 2012
Nota: 4



Sinopse:  E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.




Minha opinião: Valerie é uma adolescente que vem se descobrindo a cada dia, uma garota de personalidade duvidosa que é completamente apaixonada pelo seu namorado Nick Levil, um garoto apaixonado por Shakespeare e que também tinha uma personalidade duvidosa.
   Juntos eles enfrentavam os melhores e os piores momentos.

   Valerie passa por diversos problemas familiares que a tornam cada dia mais uma adolescente rebelde, provocações na escola que a deixam furiosa... furiosa a ponto de desejar a morte de cada um que cruza o seu caminho e a faz infeliz. Todos que cruzam o caminho de forma negativa, vão parar em uma lista negra criada por Valerie.
   Um certo dia cansado de tudo, das provocações Nick abre fogo no colégio contra alguns nomes que estavam na lista negra e um grande massacre acontece.

   A Lista negra é um incrível romance, que foi escrito de forma impecável. O livro começa abordando o massacre que houve no colégio, massacre da qual Valerie impediu que tivesse um desfecho pior.
  Valerie seguiu seu namorado enquanto ele procurava cada vítima e se colocou na frente de sua inimiga, sendo atingida por uma bala que não lhe pertencia. Atormentado por ter atingido sua própria namorada, Nick aponta a arma para sua própria cabeça e tira sua vida.
   Um desfecho que lembra Romeu e Julieta.
  Muitas coisas acontecem após o incidente no colégio. Valerie tem de enfrentar todos os seus problemas, a briga com seus próprios sentimentos, a separação de seus pais, as acusações, reviver a dor e a perda e conviver com os olhares fulminantes que a perseguem por todos os corredores e o pior de tudo, as lembranças de Nick e tudo o que viveram juntos.


"- Um é meu número favorito -sorriu Bea - Em inglês, a palavra "um" tem o mesmo som do passado de "vencer" e podemos todos dizer no final do dia que vencemos de novo, não podemos? Em alguns dias, chegar ao fim do dia é uma grande vitória". Pág. 178.

   A lista negra aborda o passado, o presente e a recuperação de uma garota que estava perdida, apaixonada e sob constante trauma, como conseguiu superar tudo isso diante de tanta opressão, o significado do perdão.
  Uma incrível história, vasta e intensa. Para um romance de estreia a autora consegue captar totalmente a atenção do leitor até o fim, você começa a leitura e não quer parar. 


"- O tempo nunca acaba [...]. Como sempre há tempo para a dor, também sempre há tempo para a cura." Pág. 179.





 







Um Comentário

  1. Oiii.
    Adorei a resenha, só ouço maravilhas sobre este livro e estou louca para ler, espero ter a oportunidade em breve.
    Bjs
    Seguindo o blog conheça o meu:
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir