O Oceano No Fim Do Caminho


Editora: Intrínseca
Autor: Neil Gaiman
Páginas: 208
Ano de publicação: 2013
Nota: 5


 Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.



Minha opinião: Tive medo, achei que poderia ser uma decepção literária, afinal, simplesmente decidi: Quero ler este livro.

  São poucos que conseguem entender a grandeza e a mágica de nossa infância.

  Por incrível que pareça, na loucura que considero a minha vida literária, ainda não tinha me aventurado pelos livros de Neil Gaiman, e após ter lido "O Oceano No Fim do Caminho" tenho a certeza de que ele sem dúvidas será um escritor que estará presente na minha estante.
  O personagem principal não tem nome, na tentativa de envolver o leitor ainda mais na história tentando decifra-la.
Um homem de 47 anos, que nas mais inesquecíveis lembranças, retorna aos 7 anos e revive cada momento.
  Após um velório, inconscientemente ele decide voltar no fim da estrada, onde Lettie, sua única amiga morava. Ao chegar se depara com um lago, que sua amiga considerava um oceano. Lá, diante deste pequeno grande lugar, ele se descobre, contando como a amizade com a Lettie, uma sábia criança de 11 anos, naquele lugar foi só o estopim para mostrar a ele um sombrio e encantador mundo de magia, com seres poderosos e inacreditáveis.

" - Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo."


  Paralelo a isso, nas situações reais, vemos o mundo do menino encher-se de tristes lembranças. Um homem que acaba por se matar no Mini, o carro de seus pais. E após este ocorrido, uma sucessão de desgraças ocorrem, transformando-o em homem através da dor do amadurecimento.

  Uma excelente narrativa, com personagens extraordinários, e frases inesquecíveis, sem dúvidas, indico este livro para quem tem um gosto pelo porque das coisas.






Deixe um comentário